Colonoscopia é um exame endoscópico que examina todo o o cólon e reto, usando um aparelho   flexível. Ele é usado como meio de diagnosticar problemas de cólon e reto e para realizar biópsias e remover pólipos do cólon. A maioria das colonoscopias são realizadas em ambulatório, com o mínimo de inconveniência e desconforto

col_2A colonoscopia é recomendada de rotina aos adultos com 50 anos de idade ou mais velhos, como parte de um programa de prevenção do câncer colorretal. Pacientes com história familiar de câncer ou pólipos  de cólon ou reto podem ter que realizar a colonoscopia após  os 40 anos.


A colonoscopia pode ser necessário para:
    •    Avaliar   sintomas abdominais como : dor abdominal, sangramento retal, alterações do ritmo intestinal.
    •    Diagnóstico e seguimento da  doença inflamatória intestinal (colite).
    •    Avaliar pacientes com  teste positivo para sangue nas fezes.
    •    Seguimento  de pacientes com história pessoal ou familiar de pólipos no cólon ou câncer.


col_1Inicialmente é necessária a limpeza completa do intestino, além de restrição da dieta será necessário a utilização de laxativos que causará diarréia no dia exame.

Será utilizado uma sedação venosa, preferencialmente sob supervisão anestesiológica. O colonoscópio é inserido pelo  ânus e o aparelho é avançado pelo reto, pelo intestino grosso e a parte final do intestino delgado. Caso sejam diagnosticado pólipos estes podem ser retirados neste momento.

A colonoscopia é um procedimento muito seguro com complicações importantes  ocorrendo  em menos de 0,5 % dos pacientes. Estes riscos incluem sangramento, perfurações e riscos inerentes a anestesia.



 
 

Itaigara Memorial  (71) 33529000

Centro Médico do Hospital Português    (71) 32033500
     
WhatsApp   (71) 999961333

email copsml@gmail.com
  Site Map