São verrugas que afetam a área em torno e/ou o interior do ânus. Eles podem também aparecer em outras regiões especialmente nos orgãos genitais. Normalmente, eles não causam dor ou desconforto e inicialmente  os pacientes podem não notar  as verrugas . Alguns pacientes apresentam sintomas como corrimento e  coceira .

Eles são causados pelo vírus  do papiloma humano (HPV), que é transmitido de pessoa para pessoa pelo contato direto. HPV é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Sempre é necessária a sua retirada?
Sim . Porque se não forem removidos, as verrugas podem crescer e multiplicar  e em alguns casos  podem levar  a um aumento do risco de câncer de ânus .
Alguns subtipos de vírus do HPV têm maior possibilidade de malignidade , como os tipos 16 e 18 .

Tratamento
Verrugas pequenas e isoladas podem ser tratadas no consultório com medicações tópicas. Quando não há resposta a este tratamento pode ser necessário a cauterização , procedimento realizado no hospital  com anestesia local.

Verrugas recorrentes são comuns. O vírus que causa as verrugas pode viver escondido em tecidos que parecem normais, por vários meses ou anos antes que  outra verruga se torne aparente.

Prevenção
Através de um acompanhamento médico regular .Se trata de uma DST e as medidas de prevenção como uso de preservativos e a limitação de parceiros sexuais deve ser  levada em conta , os parceiros sexuais devem ser verificados, mesmo que eles não têm sintomas.





 
 

Itaigara Memorial  (71) 33529000

Centro Médico do Hospital Português    (71) 32033500
     
WhatsApp   (71) 999961333

email copsml@gmail.com
  Site Map